Objetivos :
Pretende-se realizar investigação no âmbito de dois sectores que têm marcado a história do artesanato e da indústria Portuguesa e que têm estado separados do ponto de vista do design ? a cerâmica e a joalharia.
Espera-se que esta pesquisa no âmbito de dois sectores que parecem distintos, mas cujo percurso é similar, ofereça a possibilidade de ?conhecer a sequência biológica? da cerâmica, analisando-a de modo crítico, para perceber quais os fragmentos que podem ser úteis para um processamento cerâmico na joalharia.
Umas das motivações que leva à realização desta pesquisa no âmbito destes dois sectores, é o percurso similar que ambos realizaram sempre interligados a manifestações de cultura e que reflectem influências, crises e períodos de fulgor.
Interessa utilizar um material como a cerâmica devido a sua capacidade de poder ser tratado de várias maneiras e porque oferece mais do que uma única imagem, que evidência a suas propriedades de se adaptar a contextos diferentes ? muitas vezes melhorando as suas prestações. Antiga e moderna ao mesmo tempo ? por se inserir em novos usos ? a cerâmica demonstra ainda a peculiaridade de mudar as suas características e qualidades. |